segunda-feira, 11 de abril de 2016

Aula: 11/04/2016

Hoje foi a vez de nossa apresentação, nosso grupo consiste em Duanne Micaely, Luiz Eduardo e Joyciele Rêgo, na qual falamos sobre: O Registro Sonoro Nas Aulas.

Propostas que ajudarão a compor competências básicas reativos à audição sonora: 
Ter consciência do mundo sonoro.
•Sentir e expressar emoções por meio do som.
•Expressar as próprias ideias.
•Desenvolver uma boa autoestima.
•Incentivar a criatividade.
•Desfrutar da audição.
•Saber gerir e controlar os processos de aprendizado.
•Interagir ao meio.
•Realizar tarefas de gravação.

O Ato de Escutar:
Necessita-se de uma metodologia para estimular a abstração cognitiva.
Cria um diálogo autêntico entre aluno e professor.
Exige muito mais atenção do que uma mensagem visual.
A prática auditiva traz recordações, emoções remotas e reflexões íntimas.
Faz parte do aprendizado da nossa realidade.
Compreender o mundo socialmente, artisticamente, e ecologicamente.

Abstração cognitiva, basicamente é a uma percepção que se tem das coisas, por 
exemplo: quando falo “bola” vêm na sua mente a imagem de uma bola qualquer, 
pode ser uma que você tem, ou alguma que você viu na televisão, e esse processo de 
seleção que o cérebro faz torna uma base a imaginaria, é a abstração cognitiva. Pode-
se dar como exemplo qualquer coisa, abraço, bota, andar, campo, quando falo 
instantaneamente aparece uma imagem na sua mente; estimular essa abstração de 
forma mais aprofundada é um objetivo que o professor deve levar em conta, e 
assim estabelecendo uma conexão entre aluno e professorPara isso deve-se 
estabelecer um método educacional para essa estimulação. 
Porque a audição é um modo eficaz de estimular a imaginação? Porque se for de 
forma visual, é algo obviamente visível, e não abre espaço para a criatividade 
cognitiva, e em uma imagem já é algo pronto, e estabelece o que se imaginar, ela é 
mais influenciadora do que estimuladora das capacidades cerebrais.
Então como pode-se ver a prática auditiva traz recordações, emoções e reflexões, e 
tudo isso é fundamental para um processo de criatividade. Tudo isso faz parte do 
aprendizado da realidade, entendendo o mundo socialmente, artisticamente e 
ecologicamente, com a audição se ouve as pessoas em volta, se estimula a abstração, 
se entende a natureza pelo som e todo o ambiente em volta, porque qualquer coisa 
física emite um som, e o som diz muita  coisa sobre o objeto, e ouvindo pode se 
deduzir o que seja, seja lá o que for, um animal, um encontro de duas pedras, um tiro, 
o barulho da água, algo metálico caindo...

Akio Suzuki tinha um desejo de ouvir as coisas, então criou seus próprios 
instrumentos emitir sons e ouvi-los, e isso se tornou uma arte. O instrumento de 
reprodução mais famoso é o Analopos, que emitia sons e consecutivamente um eco.
Então esse desejo que Akio tinha, o fez sair pelo mundo ouvindo tudo e colecionando 
sons, isso se chama OtoDate, é uma arte de escutar e reproduzir. O Símbolo são duas 
orelhas em formas de pegadas para simbolizar a procura de ouvir.
http://www.q-o2.be/en/outcome/
Com a tecnologia simplesmente acelera esse processo de aprendizagem cognitiva, 
facilita o trabalho do professor e a aprendizagem do aluno. Um software de edição e 
gravação de áudio, como o Audacity. Um programa livre e gratuito. Com ele, é possível 
armazenar, manipular, reproduzir e criar arquivos de som que tenham sido previamente 
captados.
http://bitmusicrd.tumblr.com/

Nós realizamos uma atividade que tinha a intenção de estimular a abstração cognitiva
através da audição, fizemos quatro perguntas, nas quais os nossos colegas deveriam
ouvir áudios referente a cada pergunta, como de animais, de café quente e frio caindo
em uma xícara, de um ambiente específico, e uma melodia. As perguntas foram:

•1º) Tente identificar pelo menos alguns animais pelo som que ela emite. (Na ordem dos sons expostos)
Resposta= Cobaia, lobo, sapo e grua.

•2º) Usando a sensibilidade de sua audição, identifique se os sons de água que cai na xícara é quente ou fria.
a) Primeiro som: (   ) quente (X) fria.
b) Segundo som: (X) quente (   ) fria.
•3º) Existem vários sons do nosso dia-a-dia que não damos atenção, vamos começar a treinar nossa sensibilidade. Tente descrever como é esse ambiente, simultaneamente tentando descobri-lo?
Resposta= Hospital.

•4º) Escute essa melodia e descreva os sentimentos que ela causou em você ao ouvi-la detalhadamente.
(Ed Alleyne Johnson - Oxford Suite, Pt. 1)
Resposta pessoal da dupla.

Na ordem dos questionários aqui estão todos os áudios utilizados para a
atividade:







Blog de: Duanne Micaely e Luiz Eduardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário