Nesta aula discutimos um sobre a tecnologia como um todo, fizemos uma breve passagem pela tecnologia no passado e suas origens, e nos aprofundamos na tecnologia nesse século (XXI), observamos as novas ferramentas, novos cenários, e novas finalidades, e observamos como isso auxilia a área educacional, profissional e pessoal. Podemos compreender que a tecnologia sempre esteve presente no decorrer das civilizações, por meio da oralidade que serviu como um meio de comunicação para que possamos compreender o outro.
Observamos também, sobre o futuro do professor em relação a tecnologia que se expande cada vez mais, foi possível compreender que mesmo com o avanço da tecnologia o professor sempre terá um papel vital na formação pedagógica do aluno, precisando sempre se adaptar a essas tecnologias.
Vimos muito sobre o início da internet, que começou sendo a Web 1.0, era a fase "Pontocom", nessa fase se fazia o básico que era baixar arquivos, música, imagem e depois vídeos. A segunda fase que é a que vivemos hoje Web 2.0, ou "Web social", qualquer usuário pode usar, e criar páginas pessoais, e anexar conteúdo próprio, pode-se também trocar e compartilhar informações, abrindo possibilidade pedagógicas. E a seguinte, Web 3.0, ou "Web semântica", que ainda não existe, mas é o próximo passo, a proposta é de que a informação possa ser compreensível para o computador, para que ele possa realizar tarefar humanas.
A professora também nos pediu para fazermos uma atividade referente ao primeiro capítulo do livro Psicologia da educação virtual, e respondermos na plataforma "guinteract.com".
Referências:
Coll, César e Monereo, Carles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre. Associação Brasileira de Direitos Reprográficos, 2010.
Alunos: Duanne Micaely e Luiz Eduardo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário